QUEM SOU EU NESTE BLOG...


QUEM SOU EU NESTE BLOG






"Não acredite em nada que você ler neste blog, pesquise, experimente, repita os experimentos" Parafraseando um Conceito e incredulidade Conscienciológico








AS VEZES ME SINTO SÓ, APESAR DE RODEADO DE SERES MUITO IMPORTANTES PARA MIM. SERES QUE COM CERTEZA ESCOLHI POR ALGUMA RAZÃO PARA COMIGO CONVIVEREM. COMO ESCOLHI, NÃO LHES CABE CULPA E LHES SOBEJAM QUALIDADES QUE ÀS VEZES SUFOCAM. SOBRAM-ME AS RECORDAÇÕES PARA DRIBLAR ESSES PEQUENOS LAPSOS:



IMAGENS, LUGARES, CONHECIMENTOS,



TÉCNICAS, CORES,



AMIGOS, PARENTES, PERFUMES, ODORES,



CHEIROS E SABORES...









Meus blogs:

http://blogdeitaara.blogspot.com

http://blogdosentapua.blgspot.com

































terça-feira, 29 de novembro de 2011

Churrasqueando - Churrasco de nutricionista!

|
Nutrição

Permita-se curtir um bom churrasco

Sem exageros e sabendo escolher as combinações dos alimentos, esse encontro deixa de ser um drama para quem cuida das medidas

Permita-se curtir um bom churrasco



Por Marcia Melsohn

Churrasco no final de semana, perigo à vista. Quem leva alimentação a sério pode ter essa sensação toda vez que um desses encontros com a família ou com os amigos é marcado. Mas não precisa ser assim, claro. Basta deixar o radicalismo de lado e selecionar bem o que comer durante o evento. Afinal, ter hábitos saudáveis não deve ser sinônimo de estresse.

"O mais importante é saber controlar as quantidades e fazer combinações inteligentes que possam ajudar a aproveitar melhor os nutrientes", diz a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, na capital paulista.

Entrada

A primeira dica, começar sempre pela salada, é velha conhecida, mas tem uma explicação bem convincente. "Um prato bem colorido de salada é o ideal para dar a largada, já que as fibras e os minerais vão ajudar a absorver menos gordura. Além disso, o hormônio da saciedade vai sendo liberado e assim fica mais fácil controlar as quantidades dos outros pratos", explica Beatriz. Um truque é incorporar - com moderação - a tradicional maionese de legumes às folhas. Dessa forma, os temperos podem ser dispensados, economizando algumas calorias.

Prato principal


"O certo é dar preferência a carnes mais magras, como fraldinha, filé mignon, alcatra, maminha, ou carnes brancas, a exemplo de frango e peru", aconselha Lara Natacci, mestre em comportamento alimentar pela Universidade de São Paulo e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, em São Paulo. Beatriz Botéquio ainda recomenda cordeiro e carneiro: "Elas são mais light e podem ser consumidas com molho de hortelã, que dá sabor e é antioxidante".

"No caso de carnes com gordura aparente, retire-a, se possível antes de assar. Isso diminui a quantidade de gordura saturada a ser ingerida e consequentemente o valor calórico", completa Lara Natacci. Segundo ela, de 100 a 150 gramas de carnes para mulheres e de 150 a 180 gramas para homens são boas medidas para não perder a linha.

Molhos e acompanhamentos

O molho vinagrete é uma ótima pedida. "Cheio de antioxidantes, ele é pouco calórico e fica muito gostoso quando ingerido junto com a carne", diz Beatriz. Já o pão e a farofa são mais calóricos e, portanto, o consumo deve ser limitado. "É importante escolher apenas um tipo de carboidrato. Se optar pelo pão, são no máximo 3 fatias e se for farofa, não mais que 2 colheres de sopa", recomenda. Uma boa alternativa de acompanhamento é colocar vegetais como cenoura, abobrinha ou berinjela na grelha. Fica bem gostoso. Os deliciosos queijos coalhos são bastante gordurosos. O ideal é ficar longe deles, mas um pedacinho só para matar a vontade não vai fazer mal.

Sobremesa

Uma escolha perfeita para fechar o churrasco é abacaxi grelhado com canela. "Além de ser pouco calórica, a fruta contém bromelina, que auxilia na digestão da proteína da carne", explica Beatriz Botéquio. A canela dá um toque especial e ainda colabora para manter estáveis os níveis de açúcar do sangue. Salada de frutas também é bem-vinda, já que é refrescante e cheia de vitaminas. Sorvetes de frutas são 

Nenhum comentário:

Postar um comentário