QUEM SOU EU NESTE BLOG...


QUEM SOU EU NESTE BLOG






"Não acredite em nada que você ler neste blog, pesquise, experimente, repita os experimentos" Parafraseando um Conceito e incredulidade Conscienciológico








AS VEZES ME SINTO SÓ, APESAR DE RODEADO DE SERES MUITO IMPORTANTES PARA MIM. SERES QUE COM CERTEZA ESCOLHI POR ALGUMA RAZÃO PARA COMIGO CONVIVEREM. COMO ESCOLHI, NÃO LHES CABE CULPA E LHES SOBEJAM QUALIDADES QUE ÀS VEZES SUFOCAM. SOBRAM-ME AS RECORDAÇÕES PARA DRIBLAR ESSES PEQUENOS LAPSOS:



IMAGENS, LUGARES, CONHECIMENTOS,



TÉCNICAS, CORES,



AMIGOS, PARENTES, PERFUMES, ODORES,



CHEIROS E SABORES...









Meus blogs:

http://blogdeitaara.blogspot.com

http://blogdosentapua.blgspot.com

































sábado, 11 de junho de 2011

CHURRASQUEANDO - DE CARNE, FOGO E TEMPERO ENTENDO EU

Com este chasque fanfarrão coloco o que eu pretendo com essas "escrivinhações". Acontece que sempre que se juntam dois ou mais gáuchos vai ter dois ou mais jeito de assar carne, fazer fogo e temperar. Não pretendo ensinar nimguém, vou trazer formas de fazer um fogo, formas de temperar, formas de assar e todos os tipos de carne que podem ser assadas. De onde tirei tudo isso? Do fundo da algibeira, da parte da frente da mala-de-garupa e do fundo baú,  tudo das minhas reminiscencias... São histórias e não estórias. Todas vividas por mim. Todas presenciadas e quando não as fiz, em determinadas ocasiões eu as repetí para que não se perdessem e para provar para uns que outros que é possivel...
Hoje a casa que não tem uma churrasqueira, não está completa. Pois eu morei quase dez anos em Viamão-RS, e nesse tempo construí uma casa e nos fundos do terreno, construí um pavilhão que tinha tres lances e comecei a demorar para fazer uma churrasqueira. Os amigos começaram a perguntar se não teria um lugar para fazer todo o cerimonial que envolve a preparação e degustação de um bom churrasco. Não era desleixo, não era falta de recursos, eu estava procurando o que fazer no meu pedacinho de reinado(o resto todo a mulher é que mandava)! Acompanhando um programa da Regina Casé em Portugal(nosso berço) ela visitava uma quinta(para nós uma chácara) em que a cozinha era a mesma há mais de um século. Nessa cozinha tinha um lareirão que tomava toda uma parede (calculei uns três metros). À esquerda, na lareira, tinha um trípé para cozinhar em uma panela de ferro com alça. No centro era a lareira propriamente dita  e na direita, um forno cuja chaminé subia pela da lareira. Resolvi que faria exatamente assim.Não queria fazer bonitinha, retinha, ascéptica, que necessitasse fazer o churrasco de gravata. Queria uma coisa sui-generis, improvisada, um galpão crioulo inserido na minha vivenda. Então, tijolo a vista ou mármore nem pensar. Mas o que iria usar? Passou mais um tempo e nada. Aproveitei para fazer um croqui do que eu queria no meu computador enquanto eu procurava os materiais. Viamão foi a segunda Freguesia(cidade) do Rio Grande do Sul e ainda tem casas construidas há mais cento e cinquenta anos. Infelizmente algumas não tem a manutenção que deveriam ter e acabam se perdendo. Fui levar minha filha na escolinha e uma destas casas estava sendo demolida. Cheguei em quem parecia ser o mandante da obra e perguntei se os tijolos iriam ser aproveitados ou vendidos ao que me respondeu se eu quizesse poderia levar quantos necessitasse. Nesse mesmo dia comecei a separar os tijolos.
 Vou fazer um parênteses e descrever a arquiterura da casa. No alicerce existia uma cachorreira, uma espécie de grade que ao mesmo tempo que permite a areação do porão, impede acesso de animais. Não havia um pingo sequer de solda! Foi feita em ferraria e os ferros da grade eram remachados(batidos) na moldura. Essa levei para servir de apoio para panelas como se fosse uma grelha. As paredes tinha 50 cm de espessura. Um tijolo de 35 X 15 X 7 cm inteiro e mais meio. Eram assentados com barro e a argamassa do reboco, era com conchas do litoral com óleo de baleia. As paredes do interior da casa tinha apenas a largura de meio tijolo, com um detalhe os tijolos não eram queimados. Os marcos das portas eram de madeira (15 X 15 cm) pregados com cravos feitos em ferreiro! Levei dois mil e quinhentos tijolos e uma das madeiras da porta(por um pedaço de casca e leveza, identifiquei uma peça de Timbaúva) que usei como frontão da lareira.
 De um lado fiz um fogão campeiro rústico, do outro fiz um forno e no centro um fogo de chão com uma armação para fazer churrasco  com o espeto deitado. Não fiz fundo concretado. Deixei uma caixa de tijolo de mais ou menos 30 cm e enchi com areia. Na borda de fora cravei canos de ferro. Poderia assar com os espetos de pé e peixe enterrado na areia. O piso foi feito com meios tijolos. A separação do resto da garagem foi feita através de moirões e cerca de madeira. Estava feito o meu reino.
Churrasco, assado, grelhado ou de forno, alimento dos Deuses, Reis e Imperadores que no Rio Grande do Sul se tornou o principal prato de qualquer tipo de festas: desde batizados, passando por jogo de futebol até casamentos. Se faz mal? Faz mal é não ter condições de faze-lo. O homem é onívoro, quer dizer está no topo de toda a cadeia alimentar. Come de tudo (os menos chatos): animais, vegetais, fungos e minerais. Com certeza não fará mal, se for tudo equilibrado.
Como disse anteriormente, junte dois ou três gaúchos e nunca haverá opinião unânime quanto ao tipo de carne, jeito de assar, fogo a ser usado, tempero, espetos e ponto de cozimento da carne. Isso que existe até uma universidade do Churrasco para formar churrasqueiros e donos de churrascarias. Não gosto de churrasco de receita, porque limita a imaginação do churrasqueiro. Quando alguém vem me dizer, quando estou assando, porque não faz isso desse ou daquele jeito, respondo: por que não é você que está assando...
Se quiser assuma, ao que o palpiteiro normalmente corre fugindo da responsabilidade.
Então neste cenário, é que vou colocar minhas histórias e tentar divertir os meus poucos leitores.

3 comentários:

  1. Mt bom!! Me lembro da tua casa em Viamão, da churrasqueira! E comer churrasco sempre é um prazer, até pra mim q agora coloco o sal depois de pronto!! Consegui postar??

    ResponderExcluir