QUEM SOU EU NESTE BLOG...


QUEM SOU EU NESTE BLOG






"Não acredite em nada que você ler neste blog, pesquise, experimente, repita os experimentos" Parafraseando um Conceito e incredulidade Conscienciológico








AS VEZES ME SINTO SÓ, APESAR DE RODEADO DE SERES MUITO IMPORTANTES PARA MIM. SERES QUE COM CERTEZA ESCOLHI POR ALGUMA RAZÃO PARA COMIGO CONVIVEREM. COMO ESCOLHI, NÃO LHES CABE CULPA E LHES SOBEJAM QUALIDADES QUE ÀS VEZES SUFOCAM. SOBRAM-ME AS RECORDAÇÕES PARA DRIBLAR ESSES PEQUENOS LAPSOS:



IMAGENS, LUGARES, CONHECIMENTOS,



TÉCNICAS, CORES,



AMIGOS, PARENTES, PERFUMES, ODORES,



CHEIROS E SABORES...









Meus blogs:

http://blogdeitaara.blogspot.com

http://blogdosentapua.blgspot.com

































sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Separando os cortes do espinhaço bovino

Sem querer dar de "experto" (=especialista em espanhol) aproveitei que comprei um lombo bovino inteiro e fui fotografando ao separar os cortes e como ficou bem didático, apresento para vocês.
O Lombo (=chuleta ou bisteca) tem alguns cortes interessantes e várias maneiras para aproveitá-lo. Essa peça de mais ou menos quatro quilogramas, parcialmente sem osso, mas sem a coluna vertebral que pesa mais. É um arrego com o carniceiro(=açougueiro em espanhol) que me cobra o preço da chuleta com osso.
A primeira camada, de cima para baixo, é a capa do filé. A segunda é uma ponta  cartilagem que também separamos com carne para aproveitamento na panela. Logo em seguida o entrecot, bife ancho,  contrafilé. A bem de baixo é a outra capa de filé.

Aqui já tiramos a capa de filé de cima, a cartilagem da ponta da coxa traseira e os ossos.

Os ossos já  separados. Usa-se como carne de panela, sopas ou vaca atolada.

A capa do filé.

A capa do filé, o outro lado.

Podia ter separado a capa de filé de baixo, mas não o fiz porque não era gado com gordura entremeada e para assar ficaria muito seca.

Nos cortes dos bifes, dá para notar bem o que expliquei na foto anterior!

Os medalhões prontos para serem assados. O radinho com uma música bem campeira. Chimarrão e pra "despois" do "churras", um café descafeinado. Café de chaleira nem pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário