QUEM SOU EU NESTE BLOG...


QUEM SOU EU NESTE BLOG






"Não acredite em nada que você ler neste blog, pesquise, experimente, repita os experimentos" Parafraseando um Conceito e incredulidade Conscienciológico








AS VEZES ME SINTO SÓ, APESAR DE RODEADO DE SERES MUITO IMPORTANTES PARA MIM. SERES QUE COM CERTEZA ESCOLHI POR ALGUMA RAZÃO PARA COMIGO CONVIVEREM. COMO ESCOLHI, NÃO LHES CABE CULPA E LHES SOBEJAM QUALIDADES QUE ÀS VEZES SUFOCAM. SOBRAM-ME AS RECORDAÇÕES PARA DRIBLAR ESSES PEQUENOS LAPSOS:



IMAGENS, LUGARES, CONHECIMENTOS,



TÉCNICAS, CORES,



AMIGOS, PARENTES, PERFUMES, ODORES,



CHEIROS E SABORES...









Meus blogs:

http://blogdeitaara.blogspot.com

http://blogdosentapua.blgspot.com

































terça-feira, 26 de julho de 2011

CHURRASQUEANDO - CHURRASCO DO 7 E 1/2

Por volta dos trinta e dois anos de idade, morei em São Jerônimo por força de um emprego que tinha em Butiá. Fui o quarto funcionário a ser admitido na empresa. Depois de implantada e em funcionamento, conseguimos comprar, entre as chefias "estrangeiras", um terreno grande e dividi-lo em 4 outros terrenos e cada um construiu uma casa. Ao morar em São Jerônimo, tínhamos que achar atividades para nós e nossos familiares. As mulheres começaram a se visitar e inventavam suas coisas e nós inventamos um time de futsal. Juntamos com alguns nativos da cidade e todas as Quartas-Feira e Sábados jogávamos com um ou outro time da cidade. Cabe comentar que era uma época de escassez de cerveja  e chopp, mas mesmo assim conseguíamos por ter uma conta do time no depósito da cidade. Outra conta conjunta era do melhor açougue da cidade. Então Quarta e Sábado, além de jogar, fazíamos churrasco, pastéis, jantas diferentes  e muito chope ou cerveja. Cheguei pesar cem quilos. Mas corria bastante nos jogos e tinha uma forma física invejável. Certo dia resolvemos que o time tinha de ter um fardamento e um nome. Após vários palpites, me dei por conta que éramos sete casados e um noivo e lancei: porque não sete e meio? O pessoal começou a pensar e debater e acabou ficando este nome. 7 1/2 Futebol Clube. Camiseta Grená com calções brancos.
Isto feito, quando ocorreu o campeonato de Futsal da Cidade, nos inscrevemos. Em uma das partidas preparatórias, jogamos com um time que iria participar e um dos melhores da cidade. Como iria assar o churrasco depois, acertamos que iria sair no intervalo e iria para a casa do Gerente para ir preparando tudo.
No interior é muito comum, ao invés de separar por corte, o açougueiro cortar fatias do traseiro como se fosse paleta. A carne vinha com osso. Bueno quem comprou a nossa carne, não deixou ele fatiá-la,  e veio quase um traseiro completo e inteiro. Segui a intuição e separei os pedaços seguindo a separação dos músculos, já que não sabia separá-las por cortes. O que sobrou foi uma porção de cones de carne que espetei. O fogo já estava bem experto e fui salgando  e colocando os espetos bem em cima da churrasqueira. No último apoio. Não "selei a carne" viram experts!  Espetei os salsichões e coloquei na altura média. Com uns retalhos de carne fiz um espetinho para meu tira gosto e coloquei bem em baixo. Cinco minutos estavam prontos. Degustei com uísque da melhor qualidade.
Quando o pessoal chegou eu e o churrasco já estávamos prontos. Levei bronca de todos eles, devia ter cortado mais fino, vai ficar crú assando nessa altura e por aí vai. Não dei bola desci os espetos para a parte bem de baixo da churrasqueira para tostar e servi o salsichão.
Todo mundo à mesa baixei o primeiro espeto. Quando cortei o primeiro "cone", correu caldo(não sangue) e das bocas todas se ouviu um óóóó. Estava assada no ponto, macia e suculenta! Tempero no ponto, só tiveram que me elogiar.
Hoje analisando o fato de ter assado bem em cima da churrasqueira,confrontei com um outro acontecimento igual e só tiro uma conclusão: o calor sempre sobe, então para cozinhar, não precisa estar muito baixo não. Outro fator que ajuda, em churrasqueiras, é que o calor é refletido pela parede da coifa para dentro da churrasqueira e quanto mais perto dela, melhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário