QUEM SOU EU NESTE BLOG...


QUEM SOU EU NESTE BLOG






"Não acredite em nada que você ler neste blog, pesquise, experimente, repita os experimentos" Parafraseando um Conceito e incredulidade Conscienciológico








AS VEZES ME SINTO SÓ, APESAR DE RODEADO DE SERES MUITO IMPORTANTES PARA MIM. SERES QUE COM CERTEZA ESCOLHI POR ALGUMA RAZÃO PARA COMIGO CONVIVEREM. COMO ESCOLHI, NÃO LHES CABE CULPA E LHES SOBEJAM QUALIDADES QUE ÀS VEZES SUFOCAM. SOBRAM-ME AS RECORDAÇÕES PARA DRIBLAR ESSES PEQUENOS LAPSOS:



IMAGENS, LUGARES, CONHECIMENTOS,



TÉCNICAS, CORES,



AMIGOS, PARENTES, PERFUMES, ODORES,



CHEIROS E SABORES...









Meus blogs:

http://blogdeitaara.blogspot.com

http://blogdosentapua.blgspot.com

































segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DE FOGO...

O fogo tem iníco e irá durar se houver suprimento contínuo de um cobustível, de calor e de um comburente (oxigênio). O calor de ignição necessário para se iniciar o fogo, na prática é dado por uma fonte de calor como uma faísca elétrica, um fósforo, um isqueiro, um raio, um raio de sol através de uma lente de aumento, uma fricção com duas madeiras, uma faísca com batimento entre uma pedra e um objeto de aço,  etc.
Na falta de pelo menos um dos componentes, didaticamente descritos no triangulo do fogo o evento fogo não ocorre, ou se estiver aceso, se apaga.
Com efeito, pode-se extingiur o fogo retirando-se o calor, por resfriamento (jogando-se água, que faz com que o fogo perca calor) ou removendo-se o oxigênio (usando-se CO2 ou abafando-se o fogo) ou ainda retirando-se o combustível (madeira, gasolina, gás, etc).

Triânguilo do Fogo
Para assar um bom churrasco precisamos de calor constante. Os combustíveis mais usados para o churrasco são o carvão de madeira, a madeira em estado natural e o gás de cozinha. Também se usa o calor de resistências elétricas (fornos elétricos) e fornos a lenha para assá-lo.
No caso do gás ou dos fornos elétricos, o acendimento da fonte de  calor é instantâneo bastando acioná-los que estarão disponíveis.
Já no caso do carvão ou madeira, há diversos procedimentos que são aplicados pelos churrasqueiros, que para não perder a mania, acham que o seu método é melhor. Tive um amigo, que mandou instalar uma tomada na churrasqueira para, vejam só, ligar um ventilador para pegar logo o fogo no carvão. Com tudo na vida, há  o tempo certo para executar cada coisa. Quando nos apressamos, passamos mais trabalho, se não tivermos conhecimento suficiente para executamos as tarefas de muitas maneiras. São os chamados planos "B".
Como não "nasci de susto", minha mãe me teve em seus braços somente após os nove meses regulamentares, gosto de executar o meu "hobby" preferido e outras "cositas más"  com toda a calma do mundo, tirando proveito e deleite de tudo o que cerca o prazeiroso ato e assar. Como sei que uma ínfima fagulha precisa "ganhar corpo" e multiplicar em graus o seu calor, faço que se propague em combustíveis mais fáceis como jornais e gravetos para que esse calor aumentado, atinja e se propague pelo combustível final. Existem algumas marcas de carvão que trazem iscas para iniciar o fogo. Alguns churrasqueiros usam velas para iniciá-lo. Os mais afoitos, usam combustíveis líquidos para iniciar, com riscos para sua saúde e possibilidade de danos na própria churrasqueira. O meu método preferido é fazer nós com folhas de jornal sem apertá-los, aglutinando-os em uma pilha aleatória e colocando uma porção de carvão em cima. Ponho fogo no jornal e espero que ele se espalhe para o carvão. Depois deste bem aceso, junto o restante com saco de papel e tudo e vou fazer as outras tarefas. Sempre considerando que o carvão é de boa qualidade e está conservado bem seco. No caso do carvão o único cuidado que devemos ter é  esperar que todo ele esteja bem aceso e não esteja emitindo fumaça que é tóxica. Porém temos um pequeno truque para, no caso de precisar colocar mais carvão enquanto se está assando: jogue punhados de sal grosso espalhado  no fogo após "semear" carvão novo na churrasqueira. Pegará fogo mais rápido e não emitirá fumaça (ensinamento dado por um churrasqueiro do C.T.G.  35). Se não fizeres isso, o teu churrasquinho terá a aparência e o sabor de uma...    chaminé!
Quando vamos assar com lenha, a montagem da fogueira é simples dois paus mais grossos em paralelo, folhas de jornal, muitos gravetinhos ou galhos finos, mais lenha colocada transversalmente em cima das primeiras, mais gravetinhos  e assim sucessivamente até 3 ou 4 andares. Depois destas lenhas estiverem em labaredas acrescente tantas mais que precisar para fazer um brasedo inicial. A lenha sendo seca, poderá ser acrescentada durante o assado, sem prejuízo do sabor e aparência.  Particularmente gosto mais de assar com lenha pois dá um sabor mais rústico ao churrasco, quase puxando ao defumado.
E dentro dessa questão, quais as lenhas que podemos utilizar? Quase todas, mas por favor não façam com Cinamomo e nem com Espirradeira, pois são tóxicas. As mais preferidas são as mais duras(compactas) mas com as restrições dos órgãos de defesa do ambiente, devemos usar as de silvicultura comercial como eucalípto e acássia.
Nas próximas postagens, relatarei alguns churrascos que presenciei e que depois repeti para sedimentar o conhecimento e se relacionam diretamente com a arte de fazer fogo em situações normalmente adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário